SEGURANÇA

Segurança é Fundamental


Seja em competições, de velocidade e regularidade, ou não, é importante termos sempre a consciência de que com segurança não se brinca. Nesse ponto a coisa é séria: o risco que se corre de uma capotagem, por exemplo, é uma constante em aventuras fora de estrada. E quando se fala em segurança em veículos off-road não faltam acessórios que asseguram, quando bem aplicados, contra vários riscos possíveis nestas situações. Vamos conferir alguns:


Santo Antônio


Para veículos sem capota ou com esta em lona, as barras de proteção, ou como são conhecidas, "Santo Antônios", são imprescindíveis. Não sendo assim, não há nenhuma proteção e os tripulantes ficam completamente expostos ao perigo.

A opção de "gaiola", armação tubular que envolve, interna ou externamente, o veículo, é ainda mais recomendado pelo seu grau de segurança. A gaiola externa é ainda melhor pois, além de proteger os tripulantes, protege também o carro.



Chave Geral


A chave geral serve para, em uma emergência, desligar toda a parte elétrica do carro. Isso auxilia quando alguma falha elétrica causa um curto circuito ou quando, em uma capotagem, onde há o perigo de vazamento de combustível que, em contato com uma centelha, pode causar um incêndio.

Extintor


Verificar sempre as condições do extintor com toda certeza irá diminuir o risco de incêndios. Para as competições é aconselhável ainda o uso de um extintor reserva e no caso de provas de velocidade, a melhor opção são os sistemas de distribuição que agem, através de tubulações, por todo o carro.

Bancos


Os bancos de um veículo off-road devem ser adequados ao uso a que se destinam. Para provas de velocidade é necessário o uso de bancos especiais, tipo concha, que possibilitam, além de uma maior proteção ao piloto, a colocação adequada de cintos de segurança de 4 pontos. Já veículos de raid e expedições devem oferecer não só segurança, mas também um bom nível de conforto: isso ajudará muito depois de horas de trilhas.



Cintos de Segurança


Aqui não tem discussão. O cinto de segurança é lei e não é sem razão. Vale lembrar que este deve ser bem ancorado, em um ponto firme do carro, deve estar em perfeitas condições e com engates precisos. A instalação deve ser cuidadosa. A idéia de usar cintos de quatro pontos, quando bem feita, é bem aconselhável.

Objetos Soltos


Nunca ande em trilhas ou provas de indoor com objetos soltos dentro do veículo. Qualquer objeto ou bagagem deve estar preso. É isso aí. O que vale sempre lembrar é que a melhor maneira de manter a segurança, mesmo com todos os equipamentos, é não ultrapassar seus limites e os de seu veículo. Cuide-se e com certeza você vai se divertir muito em aventuras off-road.

PROGRAMAÇÃO

FESTIVAL DO JEEP GARANHUNS 2022

DIA 01/07 - Sexta-Feira

Local: Terraço Choperia

18h - Abertura da secretaria – inscrições

19h - Receptivo para os participantes Com duas atrações musicais Chopp grátis e uma senha para petiscos para quem fez inscrição

Localização no mapa

DIA 02/07 - Sábado

Local: Terraço Choperia

8h30 - 1ª Largada Trilha do Lobisomem

9h30 - 2ª Largada Trilha do Lobisomem

10h30 - 3ª Largada Trilha do Lobisomem

10h - Saída Passeio Ecológico

Localização no mapa

DIA 07/07 - Domingo

Local: Loteamento Rosas de Garanhuns

9h Provas de indor na pista off road do Jeep Clube, no loteamento Rosas de Garanhuns próximo ao Cemitério São Miguel sentido Miracica

Localização no mapa

INSCREVA-SE FESTIVAL DO JEEP GARANHUNS 2022

INSCRIÇÃO

Parceiros

PARCEIROS Conheça as empresas que apoiam o Festival do Jeep.

Patrocínio Master

Apoio